Previdência Privada: O que há de mais importante a saber

Com a tramitação no congresso nacional da reforma da previdência social, planos de previdência privada ganharam destaque na percepção das pessoas como fator importante para a garantia de uma complementação da aposentadoria. Porém, para quem a contratação de um plano é necessária?

Dentre muitas das vantagens que os produtos de previdência oferecem, algumas merecem destaque. Existem pessoas que estão dispostas a assumir maiores riscos do que outras e, portanto, que tendem a aguentar melhor as flutuações do mercado. Por isso, a escolha dos produtos poderá ser realizada de acordo com cada perfil de investidor, considerando a sua tolerância ao risco, do conservador, ao arrojado, passando pelo moderado.

Ao contrário do que ocorre com muitos outros investimentos, no caso dos produtos de previdência privada a tributação sobre o ganho de capital só incide no momento do resgate. Em caso de morte do investidor, o valor do fundo constituído é tratado como seguro de vida e, por essa razão, não entra no inventário e, consequentemente, não está sujeito ao imposto sobre herança (ITCMD).

Há muitas outras vantagens distintas nos produtos de previdência privada. Conhecer todas elas demanda tempo e estudo. Para você que quer começar a contribuir como um investimento, antes de tomar qualquer decisão o ideal é que tenha o mínimo conhecimento básico sobre o temapara não correr o risco de descobrir que não fez um bom negócio somente depois de 20 ou 30 anos.

Para as pessoas que já contrataram seus planos e não estão totalmente confortáveis com suas escolhas, a ajuda de um especialista certamente será útil, sendo conduzida uma análise consultiva quanto as suas expectativas, assim evitando-se surpresas futuras, com situações indesejadas e muitas vezes irreversíveis.

Podemos auxiliar você na escolha do seu plano de previdência privada, como também prestar consultoria para aqueles que já têm planos contratados e não estão totalmente seguros quanto às suas escolhas.

Nossos serviços em previdência privada ocorrem de forma presencial ou à distância. Quer saber mais? Envie-nos uma mensagem nos dizendo em que podemos lhe ajudar.