CONSTELAÇÃO FAMILIAR

A constelação familiar, desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, é um tipo de terapia que parte do pressuposto de que todo ser humano pertence a um sistema: a família. Nela compreendemos que a nossa família é a nossa sina, mas ao entendermos os mecanismos ficamos em posse do poder de controlar nossos comportamentos, evitando assim o nosso sofrimento e das gerações futuras.

Você já parou para pensar que pode estar vivendo mais em função da consciência familiar do que da sua própria consciência? Sim, nós herdamos sistemas de crenças e esquemas de comportamento das nossas gerações passadas e isso pode ser muito bom, mas às vezes muito ruim. A constelação visa exatamente solucionar isso! Na sessão é realizado uma análise da família para buscar a raiz de determinados comportamentos.

Para esclarecer melhor sobre o assunto, é só pensar na Constelação Familiar como uma constelação de estrelas, nas quais um grupo se relaciona em um mesmo sistema. Somos constituídos pelas raízes dos nossos antepassados! Repetimos os comportamentos de acordo com gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente.

“Nas constelações familiares atuam forças que não entendemos” Bert Hellinger

BERT HELLINGER

Bert Hellinger é alemão e nasceu em 1925. Seus aprendizados iniciaram em meio a tribos zulus, na qual foi para uma missão como sacerdote católico, e lá ele observou por muitos anos a maneira como a tribo cultuava seus antepassados. Após um grande período como sacerdote, voltou pra Alemanha e se especializou em psicanálise. Estudou diversas abordagens terapêuticas e então criou a Constelação Familiar.

SERÁ QUE EU PRECISO DISSO?

Mais do que precisar, é preciso querer fazer a Constelação Familiar, afinal, todos nós temos problemas, cargas emocionais, incompreensões e até mesmo características nas quais não sabemos a origem, e muitas vezes nossos sistemas familiares são a resposta para isto.

Portanto, se você tem curiosidade e interesse de entender a fundo seus problemas pessoais, medos, traumas e outros comportamentos que não parecem ter sentido, você precisa da Constelação Familiar.

“Não importa o que aconteceu, você tem o direito de recomeçar” Bert Hellinger

VANTAGENS DA CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Ao entendermos as características de nossas famílias estaremos aptos para entender a nós mesmos. São muitas as vantagens da Constelação Familiar, confira algumas abaixo:

• Resolução de problemas afetivos;
• Compreensão de questões pessoais;
• Bom relacionamento com parentescos;
• Auxilia problemas financeiros;
• E muito mais.

Você conhece a sua história? Conhece a história dos seus antepassados? Conhece os padrões e os costumes? Nossa ancestralidade diz muito sobre nós e as escolhas que fazemos baseados no que existe de disponível em nosso sistema. A Constelação Familiar é essencial!

O primeiro Elas por Elas Day tem como tema “Constelação Familiar: novo paradigma para uma nova vida”. Portanto, se você se interessou por este assunto e quer saber mais, não deixe de participar. Inscreva-se!

compartilhe este post

QUEM VIU ESSE POST TAMBÉM CURTIU:

MESADA, SIM OU NÃO?

Uma dúvida que muitos pais têm é se deve dar mesada ou não aos filhos.Há diversos artigos com o tema mesada para as crianças, em