O BRASILEIRO ESTÁ FINANCEIRAMENTE PRONTO PARA SE APOSENTAR?


De acordo com apontamentos de várias pesquisas, o índice de brasileiros que se preocupa com a aposentadoria supera a 52%. No entanto, pesquisa recente relata que o brasileiro ainda precisa se organizar para o futuro.


Falar sobre envelhecimento e planejamento financeiro ainda é um obstáculo para a maioria dos brasileiros. É o que mostra a pesquisa realizada em 15 países e no Brasil, o estudo foi coordenado pelo Instituto de longevidade Mongeral Aegon, cujo tema é buscar entender a expectativa da população quanto à aposentadoria, mostra que o brasileiro tem expectativa de viver em média até os 87 anos, o que representa 11 anos acima da média de vida, de acordo com o IBGE.
“De acordo com o estudo, embora o brasileiro esperar viver muito há uma contradição com relação ao planejamento financeiro para chegar à velhice.”
Apesar de o brasileiro esperar viver muito, o estudo mostra uma contradição com relação ao planejamento financeiro para chegar bem à velhice. Segundo o estudo, 46% dos ouvidos sabem da necessidade de se planejar financeira para a aposentadoria, mas só 18% acredita poupar o suficiente.

E mesmo quem espera guardar dinheiro suficiente tem dúvidas. Só 34% diz ter certeza de que guarda o valor certo para a aposentadoria. Enquanto outros 45% afirmam ter um plano para a aposentadoria, mas que ele não é formal.No entanto, a pesquisa aponta, ainda, que o Brasil ocupa a terceira melhor posição, segundo o Índice de Preparo para a Aposentadoria, atrás de Índia e Estados Unidos.De acordo com Leandro Palmeira, diretor de Pesquisa em relação ao Brasil, o motivo da boa colocação no índice tem como uma das justificativas o modelo histórico de Previdência Social, cuja abrangência e suficiência cobriu boa parte da população até agora.


Dadas às novas regras para a aposentadoria concentrar apenas na previdência social pode ser algo frustrante a se perceber passado o tempo.
O ideal é se preparar e planejar o quanto antes, como mostra Leandro Palmeira:
“Chama a atenção no estudo que as pessoas preveem a aposentadoria como uma fase ativa e tranquila da vida, enquanto as preocupações com a vida financeira e as despesas futuras não estão alinhadas. A pesquisa apontou que o brasileiro ainda precisa aprender a se planejar para gozar, de fato, de uma velhice tranquila e estável”.

compartilhe este post

QUEM VIU ESSE POST TAMBÉM CURTIU:

O MARKETING DE INFLUÊNCIA

O digital influencer é uma pessoa formadora de opinião capaz de influenciar seus seguidores nas mídias sociais, muito embora, basta um perfil no instagram para