Já está se preparando para a declaração do IR?
A data se aproxima e este ano traz importante novidade. Em 2021 a demanda por testes para diagnóstico de Covid-19 tiveram exponente crescente, muito atribuído a nova variante do vírus, Ômicron, com seu alto poder de disseminação.
Muitos brasileiros recorreram a meios particulares para realizar os exames, e dependendo da urgência e da oferta/demanda os valores pelo teste chegaram a valores exuberantes. E o que isso tem a ver com Imposto de Renda? Simples!
Os testes de Covid-19 realizados no ano de 2021 em hospitais, laboratórios e clínicas poderão ser declarados, neste ano como despesas com saúde. Já os testes feitos em farmácia, não poderão ser deduzidos, mesmo com nota fiscal.
Vale destacar, ainda, que o benefício só vale para pagamentos efetuados pelo contribuinte para tratamento próprio ou o de seus dependentes na declaração e que o mesmo deverá comprovar a despesa através de documento com data, valor e dados do estabelecimento responsável pelo exame. Tem uma matéria bem detalhada sobre isso no G1.
Outras informações super importantes sobre o IR são referentes aos planos de previdência privada e de seguros de vida.
Os planos de Previdência Privada, podem ter suas contribuições dedutíveis no IR, a nível de cálculo, dependo da modalidade e seus rendimentos, resgates e indenizações precisam ser declaradas.
Já as contribuições dos seguros de vida, não precisam ser declarados, porém, rendimentos em cima desse valor, quando existentes, sim. Da mesma forma que as indenizações, se houverem.
Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Preencha com seus dados no formulário: