O apresentador Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin, deram entrevista ao Fantástico (30/01/22) e revelaram que a filha Lua, de 01 ano e 03 meses está com câncer raro nos olhos – Retinoblastoma.
Leucocoria do olho direito indicando presença de tumor. Foto: Wikipedia
Falar de câncer infantil é assunto muito delicado e causa bastante desconforto, porém é extremamente necessário alertar e conscientizar as pessoas para sinais e/ou condutas importantes não passarem despercebidas.
Tiago disse que a filha aparentemente enxergava muito bem e que jamais imaginava que algo estivesse comprometendo sua visão.
Certo dia, ao carregar Luna de frente, notou que ela não olhava diretamente para seu rosto e que fazia alguns movimentos irregulares e sutis com os olhos. Por achar que algo estava errado insistiu em uma consulta medica que acabou concluindo que a doença não foi diagnosticada no início.
Luna já passou por algumas seções de quimioterapia e ainda não se sabe quantas mais serão necessárias. O casal segue muito otimistas para a cura da pequena e, para alertar as pessoas, decidiram expor seu problema, uma vez, da importância de um diagnóstico precoce que, de acordo com especialistas, em estágio inicial a chances de cura são mais de 90%.
Há também um exame clinico que pode ser decisivo no tratamento desta doença, chamado de Teste do Olhinho. Realizado muitas vezes na maternidade, nos primeiros dias de vida, deve ser refeito, algumas vezes, durante a primeira infância, onde a incidência desta doença costuma ser maior.
Há também pequenos sintomas da doença que não devem ser ignorados, por exemplo o estrabismo e a Leucocoria (notar que no reflexo do olha da criança, em uma foto tirada com flash, a imagem aparecer um reflexo vermelho, ao invés branco, o chamado “olho de gato”). Alerto que nem sempre se trata disso, mas pode servir de alerta para um check-up.
O tratamento para o Retinoblastoma é custeado pela saúde pública, e se for realiza-lo de forma particular, pode chegar a valores bastante expressivo e nem sempre acessível por, muitas das vezes, não estarmos preparados para um momento como este e quanto a saúde pública, todos nós sabemos como funciona, né?
Aqui vai outro alerta – Uma maneira de poder contar com diagnóstico de doenças graves (DMH) é acrescentar essa cobertura ao seguro de vida, que prevê até mesmo uma antecipação da indenização para auxiliar no tratamento, em caso de determinados diagnósticos. Conversar com quem entende do assunto é o melhor a se fazer. Clique aqui e fale com um especialista e entenda sobre tudo e não ser pego(a) de surpresa. Cuide da sua família.
Muitos brasileiros recorreram a meios particulares para realizar os exames, e dependendo da urgência e da oferta/demanda os valores pelo teste chegaram a valores exuberantes. E o que isso tem a ver com Imposto de Renda? Simples!